Um curso pensado para o professor da Educação Básica.

O curso está estruturado em videoaulas e contém algumas (poucas) atividades. Nenhuma atividade precisará ser entregue.
A ideia é que você possa aprender a usar as metodologias e as implemente em sala de aula. Sem pressa! Experimente e busque entender quais delas funcionam melhor frente às suas necessidades, realidade e possibilidades.
São várias metodologias! Então, aproveite!
Após cada aula, você precisa preencher o formulário de lista de presença. Só assim poderá ser certificado.
IMPORTANTE: A UFVJM só expede os certificados após o encerramento do projeto. Ou seja, semestralmente faremos o envio da lista de concluintes daquele semestre e a UFVJM providenciará os certificados.
Bom curso!

Eixo 1MóduloTítuloLink para acessoLista de presença
IntroduçãoDiagnóstico situacionalDiagnóstico situacional
Conferência de aberturaHistória de vida da Drª Ana Claudia Quintana Arantes
Aula inauguralAula inaugural
Educação EspecialIntrodução à legislação e conceitos teóricos
Propostas de intervenções pedagógicas – Parte 1
Propostas de intervenções pedagógicas – Parte 2
Educação socioemocional no contexto escolar
Caso queira materiais de apoioAcesse o Repositório de Objetos Educacionais de todo o curso
Eixo 2MóduloTítuloLink para acessoLista de presença
Metodologias ativas de aprendizagemAprendizagem baseada em problemas Aprendizagem baseada em problemas – PBL
Aprendizagem baseada em projetosAprendizagem baseada em projetos – PrBL
Aula InvertidaAula Invertida
Método TrezentosContextualização
Como montar os grupos?
Calculando nota final de ajudantes e ajudados
Atividade (NÃO precisa enviar, fazer só para treinar o uso do método)
Peer InstructionPeer Instruction ou Aprendizagem entre pares
Eixo 3MóduloTítuloLink para acessoLista de presença
Aprendizagem mão na massaIntroduçãoContextualização geral sobre aprendizagem mão na massa
Lixo e BioplásticoLixo e Bioplástico: problema e perspectiva
Colocando a mão na massa para produzir Bioplástico
Os micro-organismos podem ser bons?Colocando a mão na massa: Os microrganismos podem ser bons?
Lançando as bases da ciência do DNAJogo do perfil de DNA – Tutorial para execução
Jogo do perfil de DNA – Videoaula
Extração de DNA
Desenovelando o DNA
Química no cotidianoLeite Psicodélico – Visualizando o experimento
Leite Psicodélico – Compreendendo o experimento
Uma possibilidade de relacionar geografia, história e matemática!A terra não é plana
Projeto Astrovale – como acessar e conhecer?
Eixo 4MóduloTítuloLink para acessoLista de presença
Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICsGoogle FormsComo fazer listas de frequência no Google Forms
Como fazer avaliações no Google Forms
Fazendo formulários e desafios
Desafio
Estórias em quadrinhosEstórias em quadrinhos
VideoaulasVideoaulas
Confecção de slidesCriando apresentações em PowerPoint
Sala de aula virtualGoogle Classroom: como usar?
Criação de ebookMontando ebook como atividade escolar
MentimeterMentimeter como ferramenta para atividade de minuto
PadletPadlet
KahootCriando games com Kahoot
Mapas Conceituais e MentaisMapas Conceituais e Mentais
Eixo 5MóduloTítuloLink para acessoLista de presença
EncerramentoVídeo de encerramento do curso
Avalie o curso e nos ajude a melhorar!
Assistiu às aulas, assinou as listas, avaliou o curso?Então solicite o seu certificado

Desejamos que você brilhe e que, brilhando, consiga estimular seus estudantes pelo caminho da empatia, dedicação,
engajamento… pelo caminho da transformação!
Obrigada por confiar em nosso trabalho!