Curso de Inclusão Digital e Aplicações Pedagógicas
Um curso pensado para o professor da Educação Básica.
O curso está estruturado em videoaulas e contém algumas (poucas) atividades. Nenhuma atividade precisará ser entregue. A ideia é que você possa aprender a usar as metodologias e as implemente em sala de aula. Sem pressa! Experimente e busque entender quais delas funcionam melhor frente às suas necessidades, realidade e possibilidades. São várias metodologias! Então, aproveite! Após cada aula, você precisa preencher o formulário de lista de presença. Só assim poderá ser certificado. IMPORTANTE: A UFVJM só expede os certificados após o encerramento do projeto. Ou seja, semestralmente faremos o envio da lista de concluintes daquele semestre e a UFVJM providenciará os certificados. Bom curso!
Eixo 1
Módulo
Título
Link para acesso
Lista de presença
Introdução
Diagnóstico situacional
Diagnóstico situacional
Conferência de abertura
História de vida da Drª Ana Claudia Quintana Arantes
Aula inaugural
Aula inaugural
Educação Especial
Introdução à legislação e conceitos teóricos
Propostas de intervenções pedagógicas – Parte 1
Propostas de intervenções pedagógicas – Parte 2
Educação socioemocional no contexto escolar
Caso queira materiais de apoio
Acesse o Repositório de Objetos Educacionais de todo o curso
Eixo 2
Módulo
Título
Link para acesso
Lista de presença
Metodologias ativas de aprendizagem
Aprendizagem baseada em problemas
Aprendizagem baseada em problemas – PBL
Aprendizagem baseada em projetos
Aprendizagem baseada em projetos – PrBL
Aula Invertida
Aula Invertida
Método Trezentos
Contextualização
Como montar os grupos?
Calculando nota final de ajudantes e ajudados
Atividade (NÃO precisa enviar, fazer só para treinar o uso do método)
Peer Instruction
Peer Instruction ou Aprendizagem entre pares
Eixo 3
Módulo
Título
Link para acesso
Lista de presença
Aprendizagem mão na massa
Introdução
Contextualização geral sobre aprendizagem mão na massa
Lixo e Bioplástico
Lixo e Bioplástico: problema e perspectiva
Colocando a mão na massa para produzir Bioplástico
Os micro-organismos podem ser bons?
Colocando a mão na massa: Os microrganismos podem ser bons?
Lançando as bases da ciência do DNA
Jogo do perfil de DNA – Tutorial para execução
Jogo do perfil de DNA – Videoaula
Extração de DNA
Desenovelando o DNA
Química no cotidiano
Leite Psicodélico – Visualizando o experimento
Leite Psicodélico – Compreendendo o experimento
Uma possibilidade de relacionar geografia, história e matemática!
A terra não é plana
Projeto Astrovale – como acessar e conhecer?
Eixo 4
Módulo
Título
Link para acesso
Lista de presença
Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs
Google Forms
Como fazer listas de frequência no Google Forms
Como fazer avaliações no Google Forms
Fazendo formulários e desafios
Desafio
Estórias em quadrinhos
Estórias em quadrinhos
Videoaulas
Videoaulas
Confecção de slides
Criando apresentações em PowerPoint
Sala de aula virtual
Google Classroom: como usar?
Criação de ebook
Montando ebook como atividade escolar
Mentimeter
Mentimeter como ferramenta para atividade de minuto
Padlet
Padlet
Kahoot
Criando games com Kahoot
Mapas Conceituais e Mentais
Mapas Conceituais e Mentais
Eixo 5
Módulo
Título
Link para acesso
Lista de presença
Encerramento
Vídeo de encerramento do curso
Avalie o curso e nos ajude a melhorar!
Assistiu às aulas, assinou as listas, avaliou o curso?
Então solicite o seu certificado
Desejamos que você brilhe e que, brilhando, consiga estimular seus estudantes pelo caminho da empatia, dedicação, engajamento… pelo caminho da transformação! Obrigada por confiar em nosso trabalho!